Resenha ~ Treze

Nota: 


Olá, venho trazer um pouco da leitura do livro Treze, da autora FML Pepper publicado pela Galera Record. Eu pessoalmente sou fã da autora tanto como escritora quanto pessoa, além de simpática e querida, em toda bienal ela trata com carinho e atenção a todos que param para falar com ela, estando com o livro em mãos para autografo ou não. Por isso a expectativa para essa leitura era bem alta e quero compartilhar como foi. 

Esse livro é único então não precisa se preocupar em não ter lido algo antes. Já tinha achado a ideia super criativa ao ler a sinopse e estava mega curiosa pra saber se a cartomante seria a brasileira ou mais americanizada. Gente, a Pepper deu um show e não só me surpreendeu como fez eu realmente achar mega original a forma como ela abordou tudo. Amei também a trama ser bem amarrada e sem aquelas pontas soltas.


"— Tem certeza? — Aponta para o aglomerado de pessoas na escadaria de mármore iluminada com castiçais de cristal que dá acesso à boate do piso superior."


A história é narrada em primeira pessoa alternando dois personagens, com mais de um ponto de vista e numa linguagem perfeita pra os personagens. Sério, toda narrativa ficou deliciosa e os diálogos perfeitos. A Rebeca acaba de completar 18 anos é já é uma criminosa de primeira linha, sendo um gênio da matemática usa seus conhecimentos e talentos para aplicar golpes. Outra característica marcante nela é o fato de ser cética pois não acredita no mundo espiritual e menos ainda no amor. Ela mostra desde o começo a influência que sua mãe tem em sua vida e como ela é capaz de faze-la ir contra aquilo que sente para confiar cegamente no que a mãe diz. 

Porém, as coisas começam a mudar após ela ter sido levada pela melhor amiga Suzy a um parque de diversões decadente onde se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. E ela que se mantinha firme em números e no controle que eles traziam a sua vida, passa a temer que esteja errada e que exista muito mais entre o céu e a Terra.



"faça-o hoje; se possível, agora. O futuro nem sempre chega, querida, e deixamos de saborear o que temos hoje em detrimento de algo que não sabemos se vivenciaremos amanhã."

Karl é um homem acostumando a treinar, lutar e vencer. Porém após sua maior vitória nos ringues de MMA conhece a maior derrota em sua vida pessoal, quando descobre que deixou de fazer parte dos planos de futuro de sua namorada e grande amor. Assim ele perde os motivos para lutar e sem lutas não haveriam novas vitórias para ele.

A medida que vamos conhecendo os personagens a leitura entra num ritmo quase alucinante de reviravoltas e surpresas, ótimas surpresas que te mantem preso a leitura e também absurdamente feliz por estar lendo! Com capítulos curtos a leitura é instigante e com a descrição na medida exista para você se sentir parte do ambiente sem se cansar em nenhum momento. Outro ponto é que os personagens são extremamente reais, e mesmo as burradas da Becca não são capazes de nos fazer ficar com raiva dela, tempo suficiente pra estragar a história.

Gostei muito de cada personagem ter uma personalidade absurdamente própria e mesmo onde existiam perfeições demais as imperfeições eram demonstradas com maestria. A abordagem da autora sobre as previsões e o quanto elas podem interferir na vida de alguém foram no mínimo perfeitas e emocionantes, porque apesar de uma linha de nosso futuro está sendo criada por nossas decisões somos perfeitamente e completamente livres para mudar a rota e a direção do futuro que teremos.

"— Todos os momentos são certos quando se ama alguém."

Que a fé não é cega e sim o produto de nossa vivência, da permissão que nos damos de experimentar o que existe além do que os olhos podem ver e que mesmo num momento onde nossos desejos parecem estar sendo realizados é preciso ter a sabedoria para ver se estamos no caminho ou não da felicidade ou do que acreditamos ser. De como o amor é abordado em várias vertentes deixando claro os vários tipos de amor (amizade, maternal, entre casais) e como ele nos prende e nos liberta, sempre dando a escolha de sermos e fazermos ao objeto de nosso amor feliz ou não. Que sempre o amor próprio traz felicidade e que a simples autopreservação não é o bastante.

Achei delicioso a autora ter deixado claro, que não é porque temos uma ideia do que vai acontecer que não pode ser divertido o caminho até lá e que toda escolha tem uma renúncia, e que nessa escolha a maior prova de amor por estar presente. Não pelo que se escolheu e sim pelo que ser deixou de ter. Terminei o livro absurdamente feliz com o final e que para essa época do ano é ainda mais perfeito. Afinal pra mim, o amor é o maior dos milagres.

"Experimente a felicidade, aceite-a apaixonadamente e de braços abertos sem saber o que será do amanhã. Viva o presente com alegria e esperança porque, como o próprio nome diz, ele é um presente de Deus."

Sobre o livro, a capa está lindíssima com detalhes em dourado, a encadernação perfeita e boa impressão em papel amarelo, diagramação confortável para leitura e com uma excelente revisão sem erros de ortografia ou digitação.



Espero que assim como eu, você leia e também se apaixone pela história. Ah! Não se esqueça de vir conversar comigo sobre aqueles detalhes que só podem conversar com quem leu. Leitura realizada em parceria com a autora.

Boa leitura e divirta-se!

Adquira o seu: 

Loja Virtual - Galera Record
Amazon - e-book (disponível no kindle unlimited)
Amazon - livro físico 

Sobre o Livro ~ Informações Técnicas

Treze
Autora: FML Pepper
Páginas: 406
Ano de edição: 2017
Editora: Galera Record


Sinopse
O azar pode ser a sua ruína. A sorte também. Da mesma autora da trilogia Não pare!

Rebeca, uma garota sem escrúpulos ou fé, criada para ser uma ladra. Códigos decifrados. Uma conta milionária invadida. Diamantes. Desaparecer do mapa. O esquema para o maior golpe de sua vida é irretocável, perfeito… até encontrar Madame Nadeje, a enigmática cartomante do decadente parque de diversões. Ouvir seus segredos mais íntimos seguidos de profecias perturbadoras, entretanto, não impedem Rebeca de ir adiante e… pagar o preço! Seu mundo matemático e lógico desmorona ao enfrentar as previsões da vidente, e sua vida se transforma em um pesadelo. Caçada por criminosos, a jovem acredita que a saída está no treze, o número agourento lançado em forma de charada que, contra qualquer lógica, é justamente o caminho a seguir e, quem sabe, sua salvação.

Karl, um orgulhoso e passional lutador de MMA, passa por uma grande decepção. Incapaz de aceitar derrotas, ele comete um erro estúpido e, de herói, se torna vítima em segundos. Um acidente deixa em seu cérebro um coágulo inoperável que pode se romper num piscar de olhos, a vida por um fio. Determinado a esconder a terrível condição de todos, ele resolve levar uma vida tranquila e passar longe de brigas. Um plano perfeito… até conhecer Rebeca! Por ela, Karl seria capaz de jogar toda precaução pelo ralo, seria capaz de tudo, inclusive aceitar que a derrota pode ser a sua salvação.

Um comentário:

  1. E a gente falou desse livro esses dias ne!!! Poxa, fiquei morrendo de vontade de ler desde que vcs comentaram, amei ler mais sobre ele!
    Por isso que blog é melhor que instagram ne, cabe muito mais detalhes e emoção!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir