Resenha ~ Segunda Natureza


Amor de Verão #01

Oi Pessoal, vou escrever hoje sobre uma duologia da Nora, um livro que no Brasil foi publicado com o título Amor de Verão, contendo as duas histórias e posteriormente publicadas separadamente no formato BestBolso. São histórias ligadas pela amizade entre duas mulheres tão diferentes entre si, mas que trabalhando juntas tiveram uma ligação mais que especial, fomentando uma linda amizade. São histórias independentes, podendo ser lidas isoladamente, porém vale ler na ordem para não ter spoiler da história anterior, já que elas seguem um padrão de continuidade na questão tempo.

"As duas mulheres tinham estilos inteiramente diferentes e gostos inteiramente diferentes, mas, por mais estranho que parecesse, a amizade começara no instante em que haviam se conhecido."



Então vamos falar da primeira história, que tem por título Segunda Natureza e que aborda duas profissões que trata a escrita de maneiras diferentes. Vejo neste livro uma homenagem bem forte da Nora há um de seus autores favoritos que é o Stephan King, bem como uma defesa a todos os gêneros literários, principalmente aos romances “água com açúcar” que foram por ondem ela começou sua carreira. É notório também a sua defesa de que um escritor não deve ter sua escrita restringida a um gênero específico, ele pode escrever o que bem quiser; como ela mesma nos demonstra em sua carreira, onde escreve seus romances com dramas, suspenses, seus livros policiais e também os de fantasia. Eu particularmente amo este livro pelos dois personagens tão opostos que ela criou, mas ao mesmo tempo tão iguais.

"- Histórias de amor? – A maioria dos romances tem algum tipo de relação com isso. Os água com açúcar apenas têm o amor como foco principal em vez de usá-lo como um artifício ou como um enredo secundário."

Lenora Radcliff, mais conhecida como Lee, abandou uma vida de socialite para ser uma profissional, galgou durante 5 anos na revista Celebrity em Loa Angeles, até se tornar uma repórter de sucesso e sua maior obsessão atual é conseguir escrever um artigo sobre o famoso e escuso escritor de histórias de terror Hunter Brown. Não existe nada publicado sobre sua vida, nem uma foto se quiser de sua pessoa, ele é um completo mistério assim como seus livros. Ela enfim consegue saber que ele vai participar de um seminário numa cidade do interior e ela vai participar como escritora para poder conhecê-lo e quem sabe entrevista-lo sem que ninguém saiba de seus verdadeiros propósitos, ela só não contava com a maneira do destino vir a trabalhar na sua vida.



"- O talento é uma moeda de duas faces, Lenora, e a outra face é a obrigação."

Hunter sempre preservou sua privacidade por motivos que nem sua família sabe, mas as coisas mudam um pouco ao conhecer Lee e descobrir que ela é uma repórter que deseja escrever uma matéria sobre ele, porém ele não contava em querer conhece-la e ao mesmo tempo deseja-la tanto, mesmo sabendo de sua profissão e resolve lhe propor um desafio para poder tê-la e também se vingar pela mentira dela. Ele lhe propõe que ela vá acampar com ele pelo período de duas semanas em Oak Creek Canyon, onde ela poderá entrevista-lo e ele espera aprender mais sobre ela e assim poder transformá-la em um de seus personagens, mas nenhum dos dois contava com os sentimentos que surgiriam desta convivência.

"- Todo escritor tem que encarar o desânimo de tempos em tempos. Assim como tem que encara as críticas e a rejeição."

Como disse no início, considero este livro bem marcante por expressar de maneira tão sincera sobre o que significa escrever e a decisão de se tornar um escritor e todas as dificuldades que isto envolve. Vejo como um auto-retrato da Nora em defesa desta profissão, bem como a todos os tipos de escritas. É também maravilhoso ver como ela retrata a mesma profissão em vários personagens diferentes sem se repetir. 
Boa leitura,

Nota: 

Sobre o Livro ~ Informações Técnicas

Segunda Natureza
Título original: Second Nature
Páginas: 250
Ano de edição: 2006
Tradução: Alexandre D'Ella
Editora: Harlequin Books Brasil


Sinopse
O magnetismo de Lee Radcliff é o suficiente para fazer com que Hunter Brown abra mão de uma vida excêntrica e reclusa para passar duas semanas acampando com ela. Na verdade, Lee deseja apenas uma entrevista com Hunter, um célebre escritor de romances de terror. Entretanto, após conhecê-lo como homem, ela terá de optar entre publicar uma matéria exclusiva ou escutar a voz do coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário