Resenha ~ Diamantes do Sol


Trilogia do Coração #01

Olá, essa é uma das histórias que senti saudades e quis reler, porque além de romance, tem toda a fantasia e magia da Irlanda permeando a história. Nora nos conta no prologo que se baseou em algumas lendas locais para formular sua própria lenda. Então vemos todo amor e tragédia que permeia a histórias Irlandesas, sendo usadas para contar essa história onde o amor é o maior dos tesouros e a palavra uma promessa pra eternidade.


"Ceade mile failte." Mil vezes bem-vinda!


Começamos a história com Jude Frances Murray, de Chicago - uma professora de psicologia que após um casamento fracassado e uma vida cada vez mais infeliz, resolve seguir os conselhos de sua avó e acaba indo para o Condado de Ardmore, onde ela fica conhecendo as lendas da região e a cada nova lenda mais encantada, afinal o pequeno chalé em Faerie Hill Cottage de sua antepassada, conta com um local privilegiado e sua própria fantasma.

A vida de Jude nunca mais será a mesma, por que pela primeira vez em Darcy e Brenda, mulheres completamente diferentes entre elas e de si mesma, ela encontra a verdadeira amizade. Nesse processo Jude consegue abrir os olhos e perceber vários de seus próprios medos e vai finalmente conseguindo se libertar e se tornar ela mesma.  Apesar disso, não seria próprio de Jude, não ter um propósito bem planejado e traçado em sua estadia na Irlanda. Então o que começa como um projeto de estudo acadêmico se transforma num rico estudo do folclore Irlandês. Com o coração mais tranquilo por não estar ociosa, ela se permite conhecer a região, indo aos locais próximos ao chalé.

Aidan Gallagher é o mais velhos dos irmãos Gallagher que após viajar e conhecer o vários lugares do mundo descobriu seu próprio lugar, que por coincidência era onde ele havia saído. Ao retornar, herdou a responsabilidade de gerenciar o Gallagher's Pub que faz parte de sua família à gerações. De trás desses balcões ele vê Jude e sente em seu coração que aquele momento mudaria a vida dos dois. Mas nem mesmo ele seria capaz de prever que aquele momento seria o primeiro passo para romper um encantamento de cem anos.

"Mas contei tudo sobre Lady Gwen e o príncipe das fadas que se apaixonou por ela"

E mesmo sendo Aidan um profundo conhecedor dos mitos e lendas de seu país, e dos fantasmas e da "boa gente" que vive em Ardmore, ele não teria como imaginar que estaria com seu destino ligado ao do príncipe das fadas e de sua amada que o espera no chalé da colina. E esta é uma das coisas que amei nessa história, mesmo o príncipe das fadas precisa aprender o que fez de errado para o separar de seu amor por tanto tempo e sem grandes alardes a história vai nos mostrando a alma feminina da melhor maneira, a maneira Nora Roberts.

"As palavras possuem uma certa magia. Encantamentos e maldições. Algumas, as melhores, podem mudar tudo, depois que são ditas."

Nora cria assim não apenas um conto de fadas moderno mas também apresenta a Irlanda da melhor maneira de quem aprendeu amar a terra de onde sua família veio mas nunca viveu. Durante todo o livro temos o crescimento da personagem de Jude enquanto pessoa, e Nora vai nos apresentando a aldeia à beira mar e sem notar estamos profundamente envolvidos pela história. Claro que os três irmãos Gallaghers juntos são um espetáculo a parte, criando todo o senso de família, comunidade e continuidade. Além de demonstrar diferentes anseios e desejos que por mais simples que sejam tem muito mais valor que todos os diamantes coletados diretamente do sol.

"Três vezes para encontrar, três vezes para aceitar, antes que o encantamento pudesse ser rompido"

Nesse primeiro livro da Trilogia, Nora consegue te envolver a ponto de sentir os cheiros e cores do local sem excessos de descrições, e apresenta fárias histórias locais de fantasmas e fadas (que parecem ser mais populares que os duendes) e também da cultura musical. Além de claro usar a personagem Jude para nos "explicar" porque os irlandeses são mestres na arte de contar histórias. Sério! Comece a pesquisar sobre seus autores e escritores favoritos e você terá a mesma surpresa que eu.

"Afinal, a arte de contar histórias,  tanto na oralidade quanto na palavra escrita, era um das pedras fundamentais da cultura".

Espero que você leia essa história em breve, e venha se apaixonar pela Irlanda e pelos personagens, que criam magia no coração dos leitores. Slainte!

Nota: 

Resenha dos próximos livros: #02 Lágrimas da Lua || #03 Coração do Mar


Sobre o Livro ~ Informações Técnicas

Diamantes do Sol
Trilogia do coração #01
Título original: Jewels of the sun
Páginas: 336
Ano de edição: 2011
Tradução: A.B. Pinheiros de Lemos
Editora: Bertrand Brasil

Sinopse
Na pequena cidade de Ardmore, na Irlanda, o pub Gallaghers é o centro nervoso da comunidade costeira e a casa dos irmãos Aidan, Shawn e Darcy. O mais velho, Aidan, é um homem não só muito experiente e viajado, mas também um profundo conhecedor dos mitos de seu país. Fica intrigado ao perceber que Jude Murray, uma pacata professora de Chicago recém-chegada à cidade, é muito mais instigante do que todos na cidade podem perceber. 
Jude retornou para Ardmore, mais precisamente para o Faerie Hill Cottage, o chalé da Colina das Fadas, determinada a reavaliar sua vida e recuperar-se de um casamento desastroso e de uma carreira mal-sucedida. Abandonou uma vida segura em Chicago por outra mais simples, e sente-se aliviada morando no charmoso chalé que pertenceu à sua avó. Recusa-se a admitir a magia contida naquela casa povoada por fantasmas e fadas. Porém, os habitantes da cidade, em particular Aidan Gallagher, não descartam essas aparições de forma convincente, e Jude aprende a escutar com atenção as mensagens desses pequenos seres. 
A partir do momento que Jude e Aidan se aproximam, ele vê nela uma mulher que pode, ao mesmo tempo, encantar seu coração e agitar seu sangue, e Jude luta para restabelecer seu equilíbrio, enquanto criam sua própria história de amor.

7 comentários:

  1. Oii Elis.
    Eu amei a premissa dessa história. Não conhecia ela e com certeza senti bastante vontade de ler. Eu gostei muito dos quotes e desse ar de conto de fadas. Anotado.
    Beijos.
    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee,
    Eu sou completamente apaixonada por histórias que passam na Irlanda então sim, esse é um dos grandes fatores para que eu leia esse livro, o outro é toda a magia envolta nessa história! Com certeza mais uma série para lista dos livros da Nora que tenho que ler!

    ResponderExcluir
  3. Esse é um país que quero conhecer! Quando vc começou a resenha eu já imaginava que teria vários detalhes da Irlanda e adorei!
    Um conto de fadas nesse país é tudibom! Já estou apaixonada :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Amoo quando os autores trazem romance nessa pegada contos de fadas mais modernos sabe. Sem contar que pelo que li tem um toque de misticismo, magia, lendas e muita informação cultural envolvida no enredo.
    Sem dúvidas deve ser uma daquelas leituras que quando acabamos da vontade de pesquisar tudo sobre as coisas citadas, para nos sentimos ais perto dos personagens.
    Amei a resenha!
    Beiijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Toda vez que venho ler uma resenha sua, já abro a página da Amazon, porque sei que vou adicionar mais um livro da Nora na minha wishlist. Agora cá entre nós, Nora + Irlanda é golpe baixo, né? Acho que esse livro pulou todos os outros e se tornou prioridade. Sou completamente apaixonada por histórias que se passam na Irlanda, principalmente quando elas exploram as lendas do lugar. Amei a indicação, beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, suas resenhas estão fazendo eu querer ler mais livros da Nora, tipo pra ontem hahaha Nossa amei a resenha e a premissa dessa história. Adorei o fato da autora abordar Irlanda e suas lendas. Gosto da narrativa da autora e sinto exatamente isso que você descreveu: consigo ver as cores e sentir o cheiro das coisas descritas por ela, amo também a construção de suas personagens e fiquei muito curiosa para conhecer Jude e Aidan. É uma série que irei ler com certeza!

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Omg😨! Preciso ler esse livro. Sou louca por mitologia nórdica e as lendas irlandesas deve dar uma trama incrível. É ainda por cima a protagonista é da área da psicologia ❤️... não poderia ser melhor.
    Obrigada pela dica!
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir