A Pousada do Fim do Rio - Resenha


Prontos para mais um livro com muito suspense e drama?? A Pousada do Fim do Rio é mais um livro emocionante da Nora Roberts que já começa lhe dando no prologo um spoiler de uma cena do final do livro, porém não chega a ser um spoiler significativo já que não contem o nome de nenhum personagem e logo no início da leitura você fica preso pelos acontecimentos que esquece momentaneamente o prólogo. A história tem início na cidade de Beverly Hills na Califórnia, porém irá se intercalar entre Los Angeles e a Floresta Tropical Olympic no Estado de Washington.

Detalhe muito importante para falar sobre este livro é que ele é dividido em várias partes devido as narrativas interativas, uma das coisas que mais gosto da Nora é que nos livros dela nunca seria necessário escrever outro livro da mesma história com a perspectiva do outro personagem principal, pois ela nunca trabalha com uma narrativa única, você nunca fica preso ao pensamento de um único personagem. A narrativa é fluida e descritiva, e este livro em especifico no traz os pensamentos e momentos dos personagens em fases separadas se conectando todas no final.

Olivia MacBride é filha de dois astros de Hollywood onde sua mãe era considerada uma atriz brilhante e com uma beleza estonteante, ela tinha apenas quatro anos quando o monstro apareceu em sua vida e lhe tirou a sua mãe, este monstro tinha o rosto do seu pai e o mesmo foi preso condenado pelo crime. Com isto sua vida mudou drasticamente. Para preservar sua privacidade e lhe conceder uma vida normal, seus avós ficaram com sua guarda e a levou para morar com eles na casa onde sua mãe e sua tia, foram criadas. Uma propriedade em meio à floresta tropical Olympic onde a família possui uma pousada chamada de Fim do Rio. Tudo o que eles desejavam eram esquecer o ocorrido e que a Livvy esquecesse também.

“- Quando se foge, Liv, as coisas sempre vão atrás de você... e sempre acabam alcançando você”.

Noah Brady é o filho do policial que investigou o assassinato de Julie MacBride e nunca esqueceu como este caso afetou o seu pai e nem como a imagem de Olivia na televisão lhe afetou, a verdade é que assassinatos sempre lhe despertaram interesse, principalmente em descobrir o que os motivara, ele se tornou jornalista, mas seu sonho era escrever e nunca lhe saiu da cabeça contar o que realmente aconteceu com na noite em que Julie MacBride foi morta por Sam Tanner e por isso ele a procurou quando a mesma estava vivendo sozinha enquanto fazia faculdade, porém ela não imaginava que fosse sentir uma ligação tão forte com ela e que acabaria de maneira tão triste.

Porém quando a Noah tem a oportunidade de escrever o que ocorreu naquela noite tão trágica, ele não pensa duas vezes, só não era capaz de imaginar tudo o que isto iria acarretar e nem o que ocorreria aos seus sentimentos ao reencontrar Olívia e lhe convencer que não havia jeito de voltar atrás e muito menos esquecer, ela teria que superar. Os dois irão descobrir que apesar de esquecer não ser possível, lembrar é extremamente perigoso.

“- Não a escolhi. Acho que fiquei sem opções no instante em que a vi”.

Esta é uma história com um daqueles finais surpreendentes e confesso que é um dos únicos livros da Nora em que fiquei triste no final, mas, apesar disto amo esta história e a forma em que a Nora escreveu este livro. A carga trágica da história é muito forte e muito próxima ao que realmente poderia ocorrer na realidade, porém não é uma história deprimente, ela possui muitos momentos lindos e divertidos sando aquele equilíbrio especial. Uma história contemporânea, porém escrita em 1999, então leve em consideração a data para alguns fatores do livro e não se surpreenda. Vale destacar também que a parte policial lembra muito as narradas em filmes e séries, mas aqueles que te desesperam pela maneira como ocorre a investigação, pelo menos para mim foi.

Pra mim que já leu todos os livros lançados no Brasil e alguns em Portugal pela Nora, vejo a evolução de sua escrita e desenvolvimento de suas histórias de maneira brilhante o que só me faz gostar mais ainda dela; este livro é um exemplo claro de como ela é brilhante em sua maneira de escrever. Por isso dou nota 5/5 para este livro com prazer, afinal toda a vez que eu o leio não consigo ficar sem me emocionar.

Boa leitura,
Sobre o Livro ~ Informações Técnicas

A Pousada do Fim do Rio
Título original: River’s End
Páginas: 532
Ano de edição: 2002
Tradução: A. B. Pinheiro de Lemos
Editora: Bertrand Brasil
Nota: 


Os pais de Olivia foram um dos casais mais famosos dos anos dourados de Hollywood... até a noite em que o monstro apareceu. O monstro que destruiu seu lar maravilhoso e afastou sua mãe para sempre. O monstro que tinha o rosto de seu pai... Os anos passaram, e Olivia, agora uma mulher, percebe que as lembranças daquela noite estão ficando cada vez mais distantes. A família de sua mãe, dilacerada pela dor, não poupou esforços para manter Olivia a salvo dos repórteres, enviando-a para crescer no esplendor e na beleza natural do Noroeste do Pacífico. Mas, apesar do horror e do passar dos anos, uma parte dela ainda quer recordar aqueles acontecimentos terríveis, ainda quer saber a verdade sobre sua infância. Com a ajuda de um jovem escritor chamado Noah Brady, ela poderia ter essa chance. Filho do policial que encontrara Olivia escondida apavorada no armário de seu quarto há tantos anos, Noah quer reconstruir aquela noite de pesadelo - e contar a história que se tornou parte da história de Hollywood. Com Noah, Olivia tem a oportunidade de confrontar seu passado trágico... e os desejos de seu próprio coração solitário. Mas antes que ela possa confrontar seu passado, precisa garantir seu futuro. Pois, naquele refúgio da floresta, naquele canto remoto do país, o monstro vive livremente...

20 comentários:

  1. Oi Carol.
    Eu gosto bastante das suas resenhas que sempre me deixam com água na boca. Eu ainda não conhecia esse livro, mas pelos aspectos da narrativa sei que iria amar.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada. Coloque este livro na sua lista, vai valer a pena.

      Excluir
  2. Olá, Carol! Meninaaa, preciso voltar a ler Nora Roberts!!! Adorei a sua resenha, até adicionei o livro na minha lista de desejados. Quando era mais nova, Nora era uma das minhas autoras favoritas, mas faz algum tempo que não leio nada dela. Posso estar falando besteira, mas a premissa desse livro me lembrou um pouquinho Doce Vingança, que é meu livro favorito dela, então fiquei bastante empolgada para ler. Parabéns pela resenha, beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é um livro tão denso quanto doce vingança, mas completamente diferente. Vale super a pena a leitura. Retorne a ler a Nora pois ela está arrasando, principalmente nos livros únicos.

      Excluir
  3. Olá Carol!! Anos atrás li esse livro emprestado da biblioteca da minha cidade, pra falar a verdade não lembro de todos acontecimentos mas posso lembrar os sentimentos que o livro me trouxe, li super rápido e fiquei presa na história. Quero reler "A pousada do fim do rio" parabéns pela resenha, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. A história realmente nos prende de forma intensa né. Vale a releitura. Bjs

      Excluir
  4. Oieee,
    Ai meu pai que curiosidade.... não sei se leio ele ou não... quero saber o que aconteceu, porque ao que indica o final da sinopse parece que não foi o pai dela o assassino... socorrooooooooo, mas não gosto de finais tristes... o que fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... rsrsrsrs.. menina o final é feliz em parte, mas é totalmente coerente e aceitável, por isso você acaba amando o livro. É uma história arrebatadora, leia, depois me diz o que achou.

      Excluir
  5. Oii, nossa que enredo maravilhoso! Adoro a maneira como a Nora consegue criar e desenvolver seus mistérios, fazendo com que o leitor sinta toda a emoção e drama sentidos pelos personagens, sem falar o final que pela sua resenha deve ser chocante!
    Amo livros que trazem essa montanha russa de sensações, e sem dúvidas leria.
    Amei a resenha, como sempre está maravilhosa e bem escrita!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, é uma alegria enorme para mim vcs curtirem minhas resenhas pois as faço com muito carinho. Esta é uma leitura fantástica, não deixe de ler. Bjs

      Excluir
  6. Você ficou triste no final? Não quero ler e ficar triste :(, rs. Todos os livros que li da Nora até hoje me deixaram feliz, não sei se quero mudar isso, mas estou curiosa sobre o que acontece nesse livro agora. Não se leio ou não. Indecisão me define, rs.
    Mas tirando essa indecisão, esse livro parece ser maravilhoso e emocionante.
    Parabéns pela resenha, Carol!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danii, o final é totalmente coerente e apesar da tristeza, também fiquei feliz, é um "agri-doce" sabe. Talvez seu sentimento seja diferente. Leia sim, pois a história vale a pena. Tem muitos momentos divertidos tbm. Obrigada pelo carinho. Bjs

      Excluir
  7. É tão gostoso de ler quando quem escreveu ama a autora e suas histórias. O melhor de ver é a evolução da escritora, achei muito bom. Da gosto de ler tanta paixão. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Realmente é muito bom falar de algo que se goste e é poucas vezes que me desgosto com a Nora. Bjs

      Excluir
  8. Olá, tudo bom?
    Esse livro parece bem complexo, gostei bastante da sinopse. Me interessa muito o fato de que a autora mostra o ponto de vista de vários personagens, acho isso muito legal.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Coloque na sua lista de leitura que vai valer a pena. bjs

      Excluir
  9. Oie
    Adorei a resenha, tá muito bem escrita. Confesso que nunca li nada dessa autora, mas tem alguns livros dela que me interessaram bastante, inclusive esse da sua resenha. Adoro livros com suspense e drama e acho sensacional quando logo no início do livro tem uma pequena parte do final, deixa a gente com mais vontade de saber o desfecho da estória. Já quero ler!
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada. Aproveita que gostou da resenha e leia o livro, depois me conta o que vc achou.. quero muito saber sua opinião. bjs

      Excluir
  10. Acho que a melhor coisa que conhecer tão bem um autor é reconhecer o amadurecimento dele pelo tempo!
    A história realmente parece dramática, mas espero poder ler em breve :D

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade. Leia sim e depois me diz o que achou. Bjs

      Excluir