Virtude Indecente ♣ Resenha

Dueto - D.C Detetives #02

Olá, após ter escrito sobre Pecados Sagrados, não resisti e logo comecei a ler Virtude Indecente. E com a releitura veio a confirmação que amo demais essa segunda história.
Fiquei pensando muito sobre o detetive Ed, e diria que ele é como um "Rodrigo Hilbert" excelente em sua profissão, mas extremamente habilidoso em outras áreas e tão bonito quanto. Nora fez duas histórias complementares, porém podem ser lidas de forma independente, em alguns momentos ela usa algum personagem para narrar um fato do livro anterior, porém deixando o mistério total sobre o que foi a investigação que envolveu Tess em grande risco.

Outro erro muito comum ao ler as histórias da Nora Roberts é tratar como se houvessem sido escritas ontem, ou até mesmo um lançamento recente. E geralmente não é o caso, então preciso alertar porque essa história em especial não conta como quase nenhuma tecnologia ou o quanto a tecnologia existente é apenas acessível a algumas pessoas. Essa história foi escrita em 1988 e a publicação no Brasil em 2009. Leia uma história maravilhosa, atemporal, porém escrita na época em que foi escrita. Quem é nascido em 1990 para cá não passou pelo pânico, dor e tragédias causados pela epidemia de AIDS, preciso explicar isso pra você que entender uma moda que houve a alguns anos, serviços via telefone. Sim! Existiram salas de bate-papo via telefone! Talvez você nem saiba que esse serviço foi o antecessor das "salas de bate-papo" virtual. Tirando o fato que estou ficando velha por ter vivido essas mudanças, me fez pensar quantas comuns a internet antes, foram em algum momento serviços telefônicos.

Aí você leu e fala, "mas gente" quero saber da história do livro e não ter aula de história da tecnologia, dessa senhorinha simpática que escreve esse texto, risos. Mas sim, essa pequena aula foi para te apresentar ao TELESSEXO via telefone fixo. Com uma visão de atualidade apuradíssima, Nora desenvolve uma trama que te prende de tal modo que logo você se esquecera dos dias atuais e ficará na cola dos detetives Ed Jackson e Ben Paris.

"- Só sabemos o que é perder uma parte de nós depois que acontece. Não podemos fazer nada que nos prepare para isso, sabe? Nem depois, depois de cuidar de todos os detalhes. É o pior não conseguir fazer nada. Quanto tempo ... quanto tempo você levou pra dar a volta por cima?
- Eu lhe digo quando isso acontecer."

Ed Jackson, um homem alto, cerca de 1,95 m e pouco menos de cento e quinze quilos, compleição física de um zagueiro, uma juga de cabelos ruivos e barba cheia, olhos azuis escuros e afetuosos. Podia intimidar de imediato um suspeito. A cinquenta metros, conseguia abrir um buraco na águia de uma moeda americana de 0,25 centavos.

"- Você é um cara ambicioso, Ed.
 - Por quê? 
Ela sorriu e virou-se para ele. - Não tem lava-louças"

No livro anterior eu já avia me apaixonado, por Ed. Sério ele me fazia rir e era o parceiro perfeito pra Ben, seu exato oposto. Apesar do estilo de vida saudável o jeito de dirigir é o contraponto perfeito pra o jeito certinho de encarar a vida. 

G.B. McCabe, Grace, Escritora de romance policial, com um talento inato, para contar histórias. Uma maneira leve de ver a vida sem ser leviana ou relapsa. Despreocupada, comunicativa, simpática e desorganizada. 

" - Usa todo mundo... amigos, amantes, família. Ah, você se solidariza com a dor e os problemas deles por fora, mas por dentro fica arquivado na mente, imaginando como aproveitar tudo em seu favor. Será que consegue ouvir alguma coisa, ver alguma coisa, sem pensar em como usar num livro?"

Grace é o que diz seu nome uma Graça, aquele tipo de amiga que é a alegria de festa, porém as suas qualidades são as medidas exatas para balancear seus defeitos, de iguais proporções e irritantes. Uma espécie de ajustes na balança da vida.

Aqui a história fica impossível de não ser lida. O encontro de Grace e Ed, é daqueles que a gente faz todos os dias. Nunca fazemos as coisas esperando que alguma tragédia aconteça e sinceramente esse livro não seria um sucesso contando a história da Kathleen.  

Ao voltar para casa e se deparar com uma cena que poderia ter sido escrita por ela mesma começamos a ver o lado humano de Cathy e Ed voltar ao modus operandi "policial".  Amei esse contraponto entre eles e como ambos vão se contrapondo e se ajustando durante a trama.  Outra, coisa que gostei de mais foi o assassino ser extremamente diferente no perfil psicológico do anterior. Nesse livro nós sabemos quem é o assassino e motivação. Porém as perguntas aqui são. Como ninguém percebe quem é o assassino mesmo convivendo com ele? Como alguém assim "vira" um psicopata? Como vão conseguir pega-lo? Vejo esse assassino como um dos mais interessantes da Nora por não ser o tipo "comum" e esperado de psicopata.

Os vislumbres na vida de alguns personagens anteriores foram muito legais e com o tom certo para não despertarem interesse num terceiro ou quarto livro. (Ela não saiu criando spin-offs) e realmente foi muito legal a visão da Nora sobre a vida. Aquilo que fazemos dela enquanto estamos focados em viver um dia de cada vez e a morte coloca o fim da vida enquanto existência em perspectiva.

"Creio que esse é outro motivo que me fez querer escrever. Deixar alguma coisa. Uma história é como uma música. Sobrevive à gente. Acho que tenho pensado mais nisso ultimamente. Você já pensou alguma vez em deixar uma coisa que dure?
- Claro. - Também mais recentemente, pensou, embora por diferentes razões. - Bisnetos."

Nesse livro, a Nora deu uma aula sobre como escrever um livro e o quanto pode ser difícil ou de certo modo bem fácil. Mas os pontos são bem marcados. Outra questão é a parte tempo da história que eu gostaria muito de ver uma publicação original pra ver se foi erro de tradução ou algo que a Nora realmente devia ter deixado numa outra forma. Apesar de ao meu ver não ser algo tão relevante assim.

Devo ter passado da 6ª releitura e cada vez gosto mais desse dueto. Amo ter na minha estante e cada vez encontro alguma nova coisa que gostar. Espero que te conquiste também!
Slainte.

Sobre o Livro ~ Informações Técnicas

Virtude Indecente
D.C. Detetives #02
Título original: Brazen Virtue
Páginas: 294
Ano de edição: 2009
Tradução: Alda Porto
ISBN-13: 9788528613988
ISBN-10: 8528613984
Editora: Bertrand Brasil
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

Quando uma superstar da literatura policial visita a irmã, pretendendo relaxar e espairecer da cansativa turnê de lançamento de seu novo bestseller, vê-se na pista de um assassino da vida real que já desestruturou sua vida e agora... pretende matá-la.
Grace McCabe fica chocada ao descobrir que a irmã Kathleen mora num subúrbio decadente de Washington, D.C., e complementa a renda como operadora de telessexo após ter passado por um divórcio penoso. Entretanto, com a empresa Fantasia garantindo anonimato completo aos funcionários, até onde essa atividade pode ser perigosa? Grace logo descobrirá a resposta quando certa noite, ao regressar para casa, depara-se com uma cena tenebrosa, que poderia ter saído de um de seus mais apavorantes romances.
Ignorando as advertências do tranquilo detetive Ed Jackson, monta sozinha sua própria armadilha para incitar o assassino a sair do esconderijo. Mas o que pode protegê-la de um maníaco cuja volúpia de matar não se detém diante de nada... nem de ninguém?

26 comentários:

  1. Olaaa, meninas! Meu deus, eu adorei a resenha! Muito bem escrita. achei legal a Agatha deixar a história com uma fórmula diferente, em vez de nos perguntarmos quem é o assassino, fazemos outras perguntas. Eu adoro histórias com psicopatas rsrs fiquei curiosa pra saber mais sobre esse. Parece ser aquele tipo de livro que prende o leitor. Anotada a dica!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler o livro anterior dessa duologia! Mesmo podendo ler de forma independe indico demais ambos, porque minha nota pra eles é 5/5! Aproveite e relembre a resenha de Pecados Sagrados ~Elis

      Excluir
  2. Adorei a sua resenha, está muito bem feita. Parabéns. Beijos
    amorliterarioblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de ler o livro anterior dessa duologia! Mesmo podendo ler de forma independe indico demais ambos, porque minha nota pra eles é 5/5! Aproveite e relembre a resenha de Pecados Sagrados ~Elis

      Excluir
  3. Achei bem bacana além de falar sobre o livro, nos familiarizar e contextualizar a respeito de coisas que provavelmente não saberíamos descobrir por nós mesmos, confesso que certas coisas nunca imaginei mesmo hahaha Mas adoro ler livros de outros períodos, acho muito interessante e enriquecedor. O fato de poder ser lido de forma independente também me agradou :D Parabéns pelo post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, achei que seria bem legal ressaltar esses fatos, que bom que foram válidos!! Espero que vc tenha uma excelente leitura! Slainte!!

      Excluir
  4. Aii meu ds...
    Eu tenho o PDF desse livro e planejo passar um mês lendo Norah Roberts. A cada resenha eu fico mais indecisa sobre qual livro vou começar.
    Não sabia que esse livro era sobre Telessexo. E isso faz com que a leitura se torne mais picante e também mais interessante. Ja que nunca vi nada paracido.
    Amei.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica.. aviso não é um livro hot! Mas tem seus momentos risos.. Eu amo esse livro então sou suspeita, mas se ainda não leu nada dela é uma ótima dica pra começar! Espero que vc tenha uma excelente leitura! Slainte!!

      Excluir
  5. Ainda não li nada da Nora Roberts por falta de tempo e verba, mas estou acompanhando as resenhas dos livros dela aqui no blog e já estou adicionando a listinha de livros !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Vários livros dela estão em promoção nas Americanas lojas físicas. Esse eu vi sendo vendido num kit de dois livros por 29,90! (sério de graça pra livros da Bertrand). Os da harlequin que estamos resenhando tem por 4,99. Então aproveita e venha pro mundo Nora! Espero que vc tenha uma excelente leitura! Slainte!!

      Excluir
  6. Oii, mais uma vez posso dizer que a resenha estava maravilhosa, super cheia de detalhes. Gosto tanto da habilidade da Nora de criar um mistério com tanta intensidade,e o fato de a história ocorrer no tempo onde a tecnologia não comanda tanto a vida das pessoas é algo que gosto muito, quando li ali a parte de bate papo pelo telefone, me veio a mente aqueles comerciais irritantes do chatline kkk ( estou velha meu Deus), sem dúvidas é uma daquelas leituras que nos prendem.. anotei na listinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também lembrou dos chatlines.. risos.. sou desse tempo também!! Mas ler algo antigo é legal porque a gente pensa (como vivemos sem whatsapp??) e o livro é maravilhoso então leia!! Espero que vc tenha uma excelente leitura! Slainte!!

      Excluir
  7. Olá tudo bem?
    Adoro acompanhar o blog e o IG de vocês porque acabo conhecendo títulos da Nora que eu nunca tinha ouvido falar e esse é um bom exemplo. Adorei essa premissa pois amo demais livros com um toque policial e com um assassino a solta. Me faz sentir a própria Sherlock hahaha. Adorei a premissa e a Nota arrasando como sempre. Já anotei na listinha.

    Beijinhos!
    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!! Obrigado, comentários assim nos deixam extremamente feliz!! Quando quiser e precisar de alguma dica só falar!

      Excluir
  8. Nem conhecia esse lado policial de Nora, só as histórias românticas. Adorei a resenha, deixou um gostinho de quero mais...
    www.danuzaeoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danuza, Nora é uma autora de várias facetas.. ela tem 4 linhas editorais; Temos (Carol e eu) pensando muito como escrever e explicar mais sobre isso. Lendo o livro anterior (Pecados Sagrados) você vai ficar "satisfeita" dessa história e pronta pra várias outras! Espero que vc tenha uma excelente leitura! Slainte!!

      Excluir
  9. Todos os livros da Nora tem essa trama envolvente, ou são suas resenhas que fazem isso? A lista de livros dela está cada vez maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, é a Nora! Juro!!! Aproveite a lista e leia um livro por mês dessa (duvido que depois do primeiro vai ser um só.. mas.. ) e comemora com a gente em outubro no #NoraDay!

      Excluir
  10. Sua resenha sempre é demais, tão rica em detalhes que é impossível não querer ler o livro. Parabéns, bjocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Mas esse em especial eu espero que vc leia!! Essa dualogia é uma das minhas favoritas!! Espero que vc tenha uma excelente leitura! Slainte!!

      Excluir
  11. Adoro suas resenhas, você sempre deixa aquela vontade de querer ler o livro e é rica em detalhes, ainda não li nada da autora e esse já está indo para lista.
    Parabéns!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Suka, não deixe de ler o livro anterior dessa duologia! Mesmo podendo ler de forma independe indico demais ambos, porque minha nota pra eles é 5/5! Aproveite e relembre a resenha de Pecados Sagrados ~Elis

      Excluir
  12. Muito boa sua resenha. Dá uma vontade louca de ler o livro, principalmente por saber que vc releu tanto..só pode ser muito bom ❤❤❤.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Luciana, leia sim. Garanto que eu irei reler mais vezes.. risos. Não deixe de ler o livro anterior dessa duologia! Mesmo podendo ler de forma independe indico demais ambos, porque minha nota pra eles é 5/5! Aproveite e relembre a resenha de Pecados Sagrados ~Elis

      Excluir
  13. Mais uma vez arrasou na resenha e é claro que é mais um livro na listinha rsrs adoro livros com essa pegada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Juliana!! Um lembre! não deixe de ler o livro anterior dessa duologia! Mesmo podendo ler de forma independe indico demais ambos, porque minha nota pra eles é 5/5! Aproveite e relembre a resenha de Pecados Sagrados ~Elis

      Excluir